Segundo estudo, o e-Commerce em Portugal continuou a cresceu ao longo do ano passado, tendo alcançado os 87,5 mil milhões de euros, já ultrapassa os 44% do PIB, é baseado no estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal” da ACEPI em parceria com IDC e agrega os indicadores relativos a 2018 do e-Commerce em Portugal Business to Business (B2B), Business to Goverment (B2G) e Business to consumer (B2C).
O negócio B2C cresceu para os 5,5 mil milhões de euros, valendo cerca de 3% do PIB e foi possível apurar que em 2018 quase 50% dos utilizadores de internet fizeram compras online, tendo gasto perto de 5 mil milhões de euros. Sendo de destacar que a maioria dos portugueses já utiliza a Internet para consultar produtos, serviços e preços.
Este estudo da ACEPI mostra que 75% das empresas Portuguesas de grande dimensão têm iniciativas de transformação digital em curso com estratégias e lideranças bem definidas, esperam alcançar benefícios na inovação de produtos e serviços (74%), na melhoria dos níveis de fidelização e relacionamento com os seus clientes (56%), no aumento das suas receitas (40%), no incremento da sua reputação e reconhecimento e branding (29%), numa maior rapidez dos processos de inovação (27%), no acesso a novos mercados, segmentos de negócio e geografias (26%), no aumento da atração e retenção dos recursos humanos (16%), e no desenvolvimento da inovação no marketing (12%).
As empresas portuguesas apontam como principais barreiras à transformação digital
. não possuírem os recursos humanos adequados (64%);
. os elevados custos envolvidos (62%);
. não haver prioridades (41%);
. ainda pouco conhecimento tecnológico (36%).
O estudo apontou também as 10 principais tecnologias que estão a ser implementadas pelas empresas portuguesas:
. Segurança (78%); . Cloud Computing (74%); . Big Data e Analitics (60%); . Inteligência Artificial (40%); . IoT (42%); . Robótica (31%); . Realidade Aumentada (18%); . Blockchain (15%).
As conclusões do estudo da ACEPI com IDC também mostram que 50% dos utilizadores portugueses fizeram compras online em 2018 e que 70% destes costumam recorrer a sites estrangeiros e os países onde preferem fazer compras são: . A China com 67%; . Espanha com 46%; . Reino Unido com 38%; . EUA com 26%; . Alemanha (16%); . outros países europeus (13%); . Brasil (6%).
Sendo as categorias de serviços com mais compras online: . Alojamento (57%); . Viagens (44%); . Entretenimento (37%)