A Alibaba, gigante do comércio eletrónico da China, registou uma queda homóloga nos lucros de 95,69%, na primeira metade do seu ano fiscal (abril-setembro), para 2.178 milhões de yuans (294 milhões de euros) em meio à desaceleração da economia chinesa e ao endurecimento das regulamentações.
Num comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong, a Alibaba indicou que, no segundo trimestre (julho-setembro), registou perdas líquidas de 20.561 milhões de yuans (2.776 milhões de euros).
No trimestre anterior, o Alibaba registrou crescimento nulo de sua receita, pela primeira vez em sua história.
Outrora a empresa mais valiosa da China, a Alibaba perdeu cerca de 600 mil milhões de dólares (cerca de 580 mil milhões de euros) em valor de mercado, desde o final de 2020, as autoridades chinesas adotaram uma linha dura contra certas práticas dos gigantes digitais, até então toleradas, no âmbito da coleta de dados pessoais e da concorrência. Algumas medidas fizeram o setor perder bilhões de dólares em capitalização na bolsa.
Em paralelo, a China luta, há vários meses, contra o ressurgimento da epidemia de covid-19, e a fragilidade das despesas das famílias está pesando nas empresas de comércio eletrônico.