O número de transações com pagamentos online e de forma digital, ou seja, sem dinheiro físico está a crescer rápidamente em mercados como Ásia (crescimento de 32%), CEMEA (Europa Central, Médio Oriente e África (crescimento de 19%)diz relatório recente da Capgemini, World Payments Report 2019.
As principais conclusões do relatório incluem: . Crescimento de pagamentos online e digitais vai disparar; . Os mercados em desenvolvimento estão a liderar o crescimento no setor de pagamentos por forma digital . Em 2017, esses mercados representaram 35% do aumento global, um valor que deve subir para 50% nos próximos anos, sendo os principais países a Rússia, onde as transações sem dinheiro cresceram 40% em 2017, a Índia (39%) e a China (35%). . em mercados mais maduros como Europa e América do Norte, registraram uma taxa de crescimento mais estável de 7%. . Os cartões de débito foram o instrumento de pagamento não monetário que mais cresce, com transações acima de 17% em 2017, à frente de cartões de crédito (11%) e transferências de crédito (10%).
Segundo o relatório da Capgemini os operadores do mercado desconfiam do Open Banking e da nova concorrência e o cenário de pagamentos está mais complexo à medida que novos participantes do mercado e tecnologias emergentes estimulam mudança. Os consumidores e exigências normativas estão a obrigar os bancos a desenvolver seus modelos de negócios para pagamentos. “O cenário global de pagamentos está passando por uma evolução significativa, mas nem todos os participantes estão confortável com o ritmo e a direção da mudança “, disse Anirban Bose, CEO da Financial Finance da Capgemini