Em uma pesquisa feita no Reino Unido nove em cada dez lojas online que abrem têm dificuldades e encerram 120 dias depois. A baixa procura e visibilidade reduzida são os principais factores.
As lojas físicas comparado com os retalhistas online, não fracassam tanto, as lojas físicas têm uma taxa de sobrevivência de 78% no seu primeiro ano, 50% após cinco anos, mas mesmo assim os valores são impressionantes.
O uso do marketing digital pode ser uma das principais causas de falha para as lojas online porque criar notoriedade e competir com os grandes ‘players’ são de facto obstáculos muito difíceis de ultrapassar, de acordo com o estudo britânico da agência de marketing ‘MS – Marketing Signals’ com 1.253 entrevistas a empresas online que falharam. Nas entrevistas 37% admitiram que o marketing online como causa do insucesso, enquanto 35% citam a baixa visibilidade online como a principal causa. Em 35% dos casos, os empresários não conseguiam encontrar um mercado ou achavam que este era muito pequeno para o que tinham para oferecer. Outros 32% ficaram sem dinheiro, enquanto 29% tiveram problemas com preços e custos. 23% sucumbiram à competição.
FONTE: Revista Grande Consumo
É um estudo muito interessante, e algo que a Agência Salesgull quando presta o serviço de consultoria eCommerce e Formação eCommerce a clientes refere sempre estes aspectos e ajuda a ultrapassar muitas destas dificuldades e evitar este tipo de falhas, fruto de falta de conhecimento e de profissionais qualificados no mercado.