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e-Commerce em Portugal cresce e ultrapassa os 87 mil milhões de euros

e-Commerce em Portugal cresce e ultrapassa os 87 mil milhões de euros

estudo ecommerce portugal 2018

Segundo estudo, o e-Commerce em Portugal continuou a cresceu ao longo do ano passado, tendo alcançado os 87,5 mil milhões de euros, já ultrapassa os 44% do PIB, é baseado no estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal” da ACEPI em parceria com IDC e agrega os indicadores relativos a 2018 do e-Commerce em Portugal Business to Business (B2B), Business to Goverment (B2G) e Business to consumer (B2C).

acepi ecommerce portugal 2018
ACEPI

O negócio B2C cresceu para os 5,5 mil milhões de euros, valendo cerca de 3% do PIB e foi possível apurar que em 2018 quase 50% dos utilizadores de internet fizeram compras online, tendo gasto perto de 5 mil milhões de euros. Sendo de destacar que a maioria dos portugueses já utiliza a Internet para consultar produtos, serviços e preços.

IDC Portugal

Este estudo da ACEPI mostra que 75% das empresas Portuguesas de grande dimensão têm iniciativas de transformação digital em curso com estratégias e lideranças bem definidas, esperam alcançar benefícios na inovação de produtos e serviços (74%), na melhoria dos níveis de fidelização e relacionamento com os seus clientes (56%), no aumento das suas receitas (40%), no incremento da sua reputação e reconhecimento e branding (29%), numa maior rapidez dos processos de inovação (27%), no acesso a novos mercados, segmentos de negócio e geografias (26%), no aumento da atração e retenção dos recursos humanos (16%), e no desenvolvimento da inovação no marketing (12%).

As empresas portuguesas apontam como principais barreiras à transformação digital

. não possuírem os recursos humanos adequados (64%);
. os elevados custos envolvidos (62%);
. não haver prioridades (41%);
. ainda pouco conhecimento tecnológico (36%).

O estudo apontou também as 10 principais tecnologias que estão a ser implementadas pelas empresas portuguesas:


. Segurança (78%);
. Cloud Computing (74%);
. Big Data e Analitics (60%);
. Inteligência Artificial (40%);
. IoT (42%);
. Robótica (31%);
. Realidade Aumentada (18%);
. Blockchain (15%).

As conclusões do estudo da ACEPI com IDC também mostram que 50% dos utilizadores portugueses fizeram compras online em 2018 e que 70% destes costumam recorrer a sites estrangeiros e os países onde preferem fazer compras são:
. A China com 67%;
. Espanha com 46%;
. Reino Unido com 38%;
. EUA com 26%;
. Alemanha (16%);
. outros países europeus (13%);
. Brasil (6%).

Sendo as categorias de serviços com mais compras online:
. Alojamento (57%);
. Viagens (44%);
. Entretenimento (37%)

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